quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

01/01/2009 - 00h01
Novas regras de ortografia da língua portuguesa entram em vigor hoje

da Folha Online

A partir desta quinta-feira (1º) os brasileiros devem começar a se acostumar a escrever em português com base nas novas regras de ortografia. A mudança será gradual, e as instituições de ensino fundamental e médio têm até 2012 para se adequar. Porém, não estranhe ao ler as palavras "heroico", "ideia", "feiura" e "assembleia", por exemplo, sem o acento agudo. Também pode causar espanto o uso das palavras "mandachuva" e "paraquedas" sem o hífen e, ao contrário, escrever "micro-ondas" com hífen.


A vida é meio estranha, que nem a gente. Hoje sou formada no ensino médio, quase universitária e nunca tive sérios problemas quanto a gramática. Todavia, hoje foi oficialmente decretado meu atestado novamente de "semi-analfabeta". Claro, deixando a dramaticidade de lado, as mudanças não são tão grandes assim. Mas complica, óbvio. Iremos fazer parte de uma geração que sentirá uma mudança drástica (não por revolucionar algo, muito menos por trazer martírios e derramamentos de sangue, mas por quebrar certas convenções tão afincas outrora em nós). Neste caso, uma mudança drástica na língua portuguesa. Só assim compreendo que nada é imutável, verdadeiro, que não esteja suscetível a mudança. Existem coisas que parecem ser tão imutáveis... Na época de Jango, a democracia, para muitos, era imutável. Até vir a ditadura. A partir disso, como podemos saber se o sistema democrático atual não irá também mudar? Não percebemos a fragilidade dos elementos que formam uma sociedade, mas eles são assim como são aqueles que os compõe. A política é um desses elementos. A linguagem também. Sendo que essa mudança não foi paulatina, mas sim forçada. Desagradaram até os portugueses, que terão maior número de vocábulos modificados. É, não se pode acreditar na concretividade das coisas, pois tudo pode mudar...

13 comentários:

Maria Garcia disse...

Exercício de férias: concluam o texto, declarando sua opnião quanto ao tema.

Samory Santos disse...

... exceto a dramaticidade de Maria Garcia, um fato já consolidado e certamente imutável. O maior benefício do acordo, ao meu ver, é que não precisaremos mais aturar os lusos escrevendo Egipto. Isso irrita ¬¬'...

Mas de qualquer forma, 0,5 ou 0,6 por cento, ou que mísera porcentagem ela for em sua exatidão, não é grande coisa. Não é como se nós fossemos escrever usando a codificação arábica, por exemplo.

De qualquer forma, creio que "Democracia de Jango" é valorizar Jango e não a "democracia" (que cuidava da moral e dos bons costumes, valores de nossa centenária sociedade escravista) que ele administrava.

A transitoriedade das coisas é fato, excetuando-se, é claro, os verbos intransitivos.

Maria Garcia disse...

Corrigido, Sam.

Antônio disse...

Deveriamos ser contra essa imposição imperialista no nosso Português.
As peculiaridades dele deveriam ser preservadas :/

Gabriel Carvalho disse...

nem li tudo o que samoryas ele disse tudo, um drama retado... mas tudo bem, nós perdoamos...

Gabriel Carvalho disse...

nem li tudo o que samory disse mas ele disse tudo, um drama retado... mas tudo bem, nós perdoamos...

Helder ícaro disse...

Falando a verdade eu não sabia de mudanças na ortografia.
Vivo em um mundo de net, ou na matrix, como no filme, esse é um mundo onde todo mundo fala(digita) extremamente errado, a conveniência
de falar assim e sem dúvida bem pratica, meus problemas com dramática são bem óbvios, tirei zero em Português varias vezes, e Redacção sou uma lastima..

Mas isso não me impede de expressar minhas opiniões.

Enquanto a declaração do seu semi-analfabetismo, bem comic essa colocação, então nesse caso eu seria declarado em estado vegetativo.

É imutável que nada nesse mundo é imutável.

falows...

Fabrício de Queiroz disse...

Vossa mercê - vosmercê - você - cê

As coisas mudam mesmo, até no português... Já a algum tempo não escrevemos Egipto, apesar de sabermos que quem nasce no Egito é...

Confesso que sou um dos revoltados com essa mudança toda, mas já faz um tempo que coloquei em minha cabeça que a idade tem me tornado mais resistente a essas mudanças.

Vamos esperar e vê se essas mudanças em "todos os países de língua portuguesa" levam a alguma coisa. Enquanto isso, vamos nos adaptar, não tem como fazer diferente mesmo. Principalmente par nós, amantes da literatura.

Finalizando com T.S. Eliot: "O tempo que cria é o mesmo que destrói."

...

Surpreendi-me muito com a sua visita e fico muito agradecido. Voltarei sim para que possamos "devanear" juntos... ou simplesmente falar um pouco de "besteiras existenciais".


Forte abraço

Gabriela (Bee (: ) disse...

Bom... na minha humilde opinião, isso tudo é uma grande bobagem.

Unificar o Português? Por favor. Todo mundo sabe que daqui a - o quê, 200 anos?, já vai estar tudo diferente de novo. E aí vamos fazer o quê? Mais uma reforma?

Graças a Deus não vou estar viva pra ver isso.

E os gramáticos que fiquem com a reforma deles, porque eu vou continuar escrevendo errado sim, obrigada...

Maria Garcia disse...

Caso continue a escrever errado, Bee, você ficará "antissocial",rsrs...

Helder ícaro disse...

Putz..vc será de grande importância.

Eu to tentando ser um pouco mas literário..

Dificuldades encontrei, eu vi um post de uma garota muito bom..

Acho que não vou conseguir fazer nada parecido, mas pelo menos espero que a história fique interessante.


Não sei se vc viu uma postagem onde eu conto uma história, mistura ficção e realidade, onde eu sou o personagem principal, mas com mudanças drásticas na personalidade é claro.

Gostaria que vc lese essa minha história se vc tiver tempo.

Sua opinião vai me ajudar muito principalmente por vc entender melhor da parte gramática.


tdbem...


criando vínculos de amizade ^^
xD

ivnvs disse...

nossa to ferrada
eu leio tanto e minha ortografia
é uma merda!!!
agora então cm tantas regras
to perdida

blog legal
bjoo

. UriieL disse...

Aff.. agora que eu estava deixando de escrever errado... Surgem essas mudanças.
Vou ter que voltar pra primeira série?? O_O

Gostei do blog ^^

Gostei também daquela sua postagem "Carta de amor"

Bjiim ;*