quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Momento Darcy Ribeiro

"Algo tem que ver a violência desencadeada nas ruas com o abandono dessa população entregue ao bombardeio de um rádio e de uma televisão social e moralmente irresponsáveis, para as quais é bom o que mais vende, refrigerantes e sabonetes, sem se preocupar com o desarranjo mental e moral que provocam"

Retirado de O povo brasileiro


6 comentários:

Ana Luiza disse...

"Viva o povo brasileiro" é, certamente, um dos melhores livros que já li. Denso e crítico...

Aqueles que não veem a profundidade por detrás daquelas linhas, certamente, não entende nada do mundo que vive.

:)

Maria Garcia disse...

Aninha, você fez a habitual confusão que todo mundo faz: achou que O Povo Brasileiro é Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Mas vamos combinar que ambos têm o mesmo sobrenome e entitularam suas obras praticamente iguais. Como não confundir?

Samory Santos disse...

Bem, não posso descordar de Ana Luiza...

Mas sim, indo para o comentário ao trecho desse belíssimo livro do falecido Darcy Ribeiro: eu acredito que não só esses meios de comunicação, mas a população em geral não dá a mínima importância com a questão moral. Não há debates propriamente morais entre os populares, nem sequer os populares mais letrados, que conheço. É dentro desse contexto (mas fora do contexto inicial, que é comentar o trecho) que vejo como natural a falência moral de nossas instituições representativas: são um reflexo da falência moral de nossa sociedade. Cabe a quem persiste em conduzir um discurso de restauração da moralidade (ou melhor: de uma reconstrução) brasileira.

Lucas Spanholi disse...

"nao existem fatos, apenas historias"
=)
gostei do seu blog
=*

Lucas Spanholi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Luiza disse...

Meu deus, eu tava bêbada...

Eu não reparei que o trecho não tinha absolutamente NADA a ver com "Viva o povo brasileiro".

Maaaas... acho que fui perdoada. (risos)